
Qual a diferença entre consumir e consumista? Em breves palavras, pode se dizer que consumidor é aquele que consome o que precisa. E consumista é aquele que tem prazer em consumir – ou que consome por impulso.
Da forma como o mundo está organizado, o consumo é quase inevitável. Alimentos, roupas, energia. É difícil abastecer de tudo isso. Mas a questão está justamente aí: na medida do consumo.
Um estudos conduzido pela Fundação Instituto de Administração(FIA), ligada à Universidade de São Paulo, apurou que 40% das compras em supermercado são movidas por impulso – e não por necessidade. Estima –se que o consumo global do planeta está justamente 40% acima da capacidade de abastecimento da Terra em água, energia e matérias-primas.
Atentos a esse desequilíbrio, cidadãos, grupos de estudantes e educadores e entidades que cuidam da preservação ambiental já fizeram estudos sobre o impacto de alguns produtos sobre o meio ambiente e nos oferecem algumas orientações de consumo responsável.
Fonte: Revista Semeando Ano 3 -2008
Da forma como o mundo está organizado, o consumo é quase inevitável. Alimentos, roupas, energia. É difícil abastecer de tudo isso. Mas a questão está justamente aí: na medida do consumo.
Um estudos conduzido pela Fundação Instituto de Administração(FIA), ligada à Universidade de São Paulo, apurou que 40% das compras em supermercado são movidas por impulso – e não por necessidade. Estima –se que o consumo global do planeta está justamente 40% acima da capacidade de abastecimento da Terra em água, energia e matérias-primas.
Atentos a esse desequilíbrio, cidadãos, grupos de estudantes e educadores e entidades que cuidam da preservação ambiental já fizeram estudos sobre o impacto de alguns produtos sobre o meio ambiente e nos oferecem algumas orientações de consumo responsável.
Fonte: Revista Semeando Ano 3 -2008
Jair Fraga Junior
2 comentários:
sim Jair, trabalho praticamente dentro de supermercado, dentro de Sete Lagoas a compra por impulso é maior que 40%, com isto as lojas cada vez mais tentam trazer novidades, surpresas e ate mesmo brindes para clientes, de forma que cada vez mais aumente seu consumo ,na minha empresa sou orientado a explorar dos as datas do ano.
Claro com o objetivo de alavancar volumes.
Marcos Falcao
Marcos Au
Nao so os produtos tem que inovar mas tamben os estabelecimentos que vendem os produtos!!!
Postar um comentário